Sintrascoop e Copacol firmam compensação para trabalhos no domingo


Na tarde desta quinta feira (07), aconteceu reunião entre os membros da diretoria do Sintrascoop (Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas na Região de Cascavel) e representantes do setor de relações sindicais e da gerência do DGP (Departamento de Gestão Pessoal), da Copacol, para tratar sobre a questão dos trabalhos aos domingos pela rede de supermercados da Cooperativa.

De acordo com o presidente do Sintrascoop, Clair Spanhol, conforme está evidenciado na nova legislação trabalhista, o acordo para os trabalhos aos domingos passaram a ser negociados entre o próprio cooperário e a cooperativa. Neste caso, o trabalhador não tem mais o amparo do Sindicato nas questões de escalas de jornadas de trabalho, apenas atua na fiscalização da carga horária de 44 horas semanais de trabalho.

“Convocamos a Copacol para que nos justificassem essa decisão, onde fomos prontamente atendidos e reclamamos da forma estabelecida. Diante das argumentações dos lideres sindicais a cooperativa se comprometeu a bonificar esse domingo com um adicional de 35,00 de uma unica vez, no vale alimentação como uma especie de multa pela falta de comunicação a entidade sindical. Também manifestou posição contrária ao trabalho nos domingos. Mas o fato é que esta negociação não está mais sob a autonomia da entidade sindical", finalizou Spanhol.

2017_acordo_mat.jpg




Leia também: