FETRACOOP elege diretoria


 
O colégio eleitoral da Fetracoop (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Celetistas em Cooperativas no Estado do Paraná) reelegeu, por unanimidade, o sindicalista Clair Spanhol para presidir a entidade na próxima gestão. A eleição aconteceu na segunda-feira, 12/11, na sede da federação em Curitiba (PR) e contou com a presença dos Conselheiros representantes de todos os sindicatos filiados: Sintracoosul; Sitracoosp; Sintrascoom; Sintrascoop; Secoomed; e Sindicred. Foram convidados ainda para acompanhar o processo eleitoral e empossar a diretoria, o presidente da UGT-PARANÁ e secretário Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade do Estado do Paraná, Paulo Rossi, e o superintendente da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Fávaro Busnardo.
 
Ao ser indicado para encabeçar a chapa, Clair Spanhol falou sobre o delicado momento político vivido pelo movimento sindical após a reforma trabalhista e agora, mas recentemente, com a eleição presidencial. “A reforma trabalhista está completando um ano, e, ao contrário do que tanto se propagava, não houve nenhum avanço na geração de emprego e renda para os trabalhadores, ao contrário: a terceirização e a precarização das relações trabalhistas têm levado uma grande massa de brasileiros a viverem na informalidade e no subemprego”, disse Clair. Quanto ao futuro trabalhista, o presidente reeleito foi categórico: “uma grande nuvem negra paira sobre o movimento sindical. Mais do que nunca é momento de união e de persistência. E a manutenção da estrutura dos sindicatos, federações e centrais sindicais é imprescindível para garantir a luta pelos direitos dos trabalhadores”. O presidente reeleito agradeceu aos Conselheiros pela indicação de seu nome e pela confiança mais uma vez depositada em sua gestão, e destacou algumas das realizações da federação nos últimos anos: “uma de nossas grandes conquistas desde a fundação da entidade, foi a aquisição de nossa sede própria, disponibilizada para todos os sindicatos filiados. Ao nos organizar, podemos trocar experiências e soluções práticas, disponibilizando essas ações coletivamente a todos os sindicatos filiados, e consequentemente, às suas bases”.
 
O presidente Clair Spanhol destacou ainda a vocação paranaense para o agronegócio e serviços, lembrando que a geração de empregos nas cooperativas está diretamente ligada à produção do agronegócio. “O sistema cooperativado vem se mostrando como uma das alternativas na concorrência com os mercados internacionais. E o Paraná é privilegiado por contar com cooperativas competitivas. Mas isso requer mão de obra especializada, treinada e capacitada. Cumpre aos sindicatos não apenas intermediar as relações trabalhistas, mas também de promover a capacitação profissional desses milhares de trabalhadores.
 
O presidente da UGT-PARANÁ e secretário de Estado, Paulo Rossi, agradeceu o convite para acompanhar o processo eleitoral e falou da importância do cooperativismo paranaense e a tarefa dos sindicatos e federação, na representação dos trabalhadores: “a UGT-PARANÁ  acompanha o trabalho da FETRACOOP e seus sindicatos filiados junto aos trabalhadores  celetistas em cooperativas, e sabemos que a seriedade, comprometimento e dedicação sempre foram os balizadores desses importantes dirigentes sindicais. Temos plena convicção de que a reeleição do companheiro Clair Spanhol possibilitará ao cooperativismo um canal de diálogo sempre aberto e focado na melhoria de vida para os trabalhadores em cooperativas”.
 
Ao empossar o presidente reeleito, o superintendente da SRMTE/PR, Luiz Fernando Fávaro Busnardo, destacou a transparência no processo eleitoral: “a participação dos membros desse Colégio Eleitoral  demonstra a importância da federação no cenário trabalhista estadual, ouvindo atentamente as especificidades de cada região, e cada membro filiado tendo voz e participação, num processo democrático e representativo”, disse Busnardo.
 
 
Confira a diretoria eleita da FETRACOOP: 
 
Clair Spanhol: Presidente
 
Luis Augusto Ribeiro: Vice-presidente
 
Joel Martins Ribeiro: Secretário de Finanças e Administração
 
Jose Altair Constantino: Secretário Geral
 
Beno Schroder: Secretário de Saúde e Relações no Trabalho
 
Fideique Roberto Silva: Secretário de Imprensa Comunicação e Formação
 
Rogerio Korman Junior: Secretário de Assuntos Sindicais Regionais e Jurídicos
 
Carlos Antonio Pimentel: Secretário de Esportes e Lazer
 
Edo Bugay: Secretário de Relações Internacionais
 
Marcos Eloi Machado: Secretário do Ramo Agropecuário e Agrícola
 
Manoel Antonio de Lucca: Secretário do Ramo Agroindustrial
 
Ademir Rizzo: Secretário do Ramo Transporte
 
Mario Aparecido Fabricio: Secretário do Ramo de Crédito
 
Enrico Souza Costas: Secretário do Ramo De Saúde
 
Valdecir Stasiak: Secretário dos Ramos Educação e Consumo
 
Pedro Azevedo: Delegado de Assuntos Estratégicos Para Consolidação de Confederação
 
Lairton Bartz: Conselho Fiscal
 
Adilson Alves Garcia: Conselho Fiscal
 
João Maria Alves: Conselho Fiscal
 
Gilberto Almeida: Conselho Fiscal
 
João Lunardo: Conselho Fiscal
 
Anderson Walter Rosa: Conselho Fiscal
 
2018_eleiacaao_fetracoop_mat01.jpg
2018_eleiacaao_fetracoop_mat02.jpg
2018_eleiacaao_fetracoop_mat03.jpg
Fonte: Assessoria Fetracoop
Fotos: Mario de Gomes



Leia também: